DÚVIDAS

Perguntas Frequentes

Apesar do baixo custo, a solda nestas peças não compensa, pois quando alguma parte do sistema de escapamento está quebrada, os seus componentes internos já estão danificados, o que não oferece nenhuma estrutura para suportar os tubos e silenciosos. Aplicar a solda num conjunto deteriorado prolonga a sua vida em, no máximo, duas semanas.

Isto acontece quando estas peças estão com suas instalações forçadas ou desgastadas. Neste caso, a melhor opção é trocar as peças por novas.

A quebra pode ser causada pela vibração excessiva ou pela fixação irregular do tubo do motor. A solução é reapertar os parafusos, ou trocá-los por novos, para então trocar as peças danificadas por novas.

A quebra pode ter diversas causas: abraçadeira mal colocada, suporte quebrado ou mal colocado, coxim quebrado ou mal colocado, conjunto de escapamento corroído, ou ainda um amassado ou torção no equipamento. Para resolver é preciso fazer os ajustes e reapertos necessários e trocar as peças danificadas por novas.

O aquecimento do assoalho pode acontecer porque parte do escapamento estar trincada ou então pelo fato do sistema de escapamento estar muito próximo do assoalho. Para resolver o problema basta trocar a peça danificada por uma nova e alinhar corretamente o conjunto de escapamento.

O mais provável é que a causa do problema esteja no suporte, que pode estar quebrado ou trincado. Outra opção é o conjunto do escapamento estar batendo no assoalho do carro. A solução é trocar a peça danificada por uma nova e alinhar corretamente o conjunto de escapamento.

Os vazamentos podem ser causados por diversas razões, como uma abraçadeira solta, junta ou encaixe rompido, tubos quebrados ou silencioso furado. Para resolver o problema é preciso fazer o aperto necessário das abraçadeiras, a fixação dos suportes e coxins (sem forçar o conjunto), além de usar corretamente o vedador em todas as flanges e juntas, ou ainda substituir a peça danificada por uma nova.

O problema pode ter como causa os tubos quebrados, o miolo do silencioso solto, enferrujado, quebrado ou com a lã de vidro desgastada, ou ainda o próprio silencioso pode estar furado. A melhor solução é substituir o silencioso danificado por um novo.

Na maioria dos casos, a substituição do escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos, devido à fadiga do material ou corrosão. O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído ou das vibrações e batidas no fundo do carro (em função da quebra do escapamento). Muitas vezes, pode ser necessário substituir apenas uma das peças do escapamento. Mas, antes disso, recomenda-se fazer uma boa análise do conjunto, pois em determinados casos as outras peças podem estar avariadas, trincadas ou em elevado processo de corrosão. Se isso não for verificado, em um curto período de tempo estas peças poderão quebrar ou desprender componentes internos, danificando inclusive a peça recém-substituída.


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